Receita deste nhoque de batata – ou gnocchi em italiano – era guardada a sete chaves. Sua textura macia e extremamente leve derrete na boca e não lembra nem de longe o sabor de trigo encontrado em muitas receitas. Sem dúvidas a melhor receita de nhoque de batata que você já viu!
O grande segredo desse nhoque é que a batata é cozinha do micro-ondas. Ao cozer na panela com água a receita precisará de mais farinha trigo para dar o ponto, deixando a massa mais pesada.
Pode ser servido como acompanhamento para carnes e aves, ou como prato principal. Harmoniza perfeitamente com vinho.
Sua origem é bem antiga, acreditam que os antigos romanos e gregos já o conheciam. Tornou-se com o tempo um prato característico do norte e centro da Itália. Antes chamado de macarrão pelos italianos, na Idade média ganhou o nome “gnocchi”, traduzindo: uma pelota de farinha e água.
Essa delícia se espalhou por toda a Itália, conquistando até as regiões mais tradicionais. Ao se espalhar por outros países foi ganhando novas versões e sabores, como o nhoque recheado.
O nhoque de batata traz ainda uma tradição, especialmente em São Paulo. Todo dia 29 do mês é dia de comer o nhoque da fortuna com uma nota ou moeda de 1 real embaixo do prato. Quem assim o faz terá sorte por 30 dias seguidos. O dinheiro não poderá ser usado durante os 30 dias de sorte. Essa tradição possui diversas teorias, desde que sua origem é italiana, argentina e até mesmo brasileira. A origem, por fim, pouco importa, o que vale é a desculpa para devorar nhoque todos os meses e torcer para que a lenda traga boas energias e fortuna.
Nhoque de batata | gnocchi
Ingredients
- 1/2 kg batata com casca
- 1 unidade ovo
- 4 colheres de sopa farinha de trigo no máximo 6 colheres para dar o ponto
- 1 colher de sopa amido de milho
- sal a gosto
Instructions
- Lave bem as batatas e deixe secar bem ou seque com um pano de prato.
- Cozinhe as batatas no micro-ondas da seguinte forma: Forre a forma de vidro com papel toalha e coloque de 4 a 5 batatas (todas na lateral, não coloque nada no meio). Programe 15 minutos em potência alta. Após o final do cozimento verifique se o garfo entra com facilidade na batata, se ainda estiver dura coloque mais alguns minutos.
- Esprema as batatas ainda quentes e retire as cascas. Coloque-as em um recipiente grande.
- Ainda quente acrescente a margarina e o sal. Misture bem e deixe esfriar.
- Ao esfriar acrescente os ingredientes restantes e amasse bastante com as mãos. Se 4 colheres de trigo não foram suficientes para a massa começar a desgrudar das mãos (ela ainda gruda um pouco), acrescente um pouco mais de farinha de trigo, mas não deixe passar de 6 colheres para não ficar pesada.
- Para cortar os cubinhos, polvilhe um pouco de trigo em uma superfície limpa, seca e lisa. Faça enroladinhos com a massa e corte os cubos. Outra opção é utilizar uma "nhoqueira" para cortar os cubinhos.
- Coloque aos poucos os cubos em uma panela com água fervente. Assim que os cubinhos subirem retire-os com a ajuda de uma escumadeira e deixe a água escorrer. Como a massa é muito leve, elas sobem em pouco tempo.
- Coloque em uma forma e cubra com o molho de sua preferência. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno preaquecido até gratinar (entre 10 e 15 minutos). Sirva quente.
Notes
- Se for utilizar uma nhoqueira para cortar os cubos, não precisa polvilhar com trigo, coloque a massa direto na nhoqueira e corte sobre a água fervente aos poucos e com cuidado para não se queimar. Não corte sobre outra superfície porque eles poderão grudar.
- Você pode fazer bolinhas maiores com a massa e rechear com cubinhos de queijo mozzarella ou outro recheio de sua preferência.
- Substitua a bata por mandioca ou mandioquinha, fica delicioso.