O molho Béchamel clássico é a base para molho branco perfeita e é considerado um dos quatro tipos de molhos “mãe”, ou seja, todos os outros derivam do Molho Béchamel, Molho Velouté, Molho Espagnol e Molho de Tomate.
Sua principal característica é ser um molho que utiliza manteiga para dourar a farinha de trigo e, então adiciona-se o leite vagarosamente para não empelotar a farinha. O ato de deixar farinha de trigo dourada antes de colocar o leite é conhecido como “à maneira do roux”.
De cor marfim, o sabor da farinha de trigo crua não pode ser identificado. Sua consistência é cremosa e seu sabor suave.
Não confundir molho branco com molho béchamel, o molho branco é qualquer molho de cor clara, independente se sua base é o béchamel ou 1 lata de creme de leite.
As teorias sobre sua origem e quem seria seu verdadeiro criador são quatro, passando pela Itália e França.
Molho Béchamel clássico | Base para molho branco
Ingredients
- 30 g manteiga
- 30 g farinha de trigo
- 500 ml leite
- 1/2 unidade cebola picada ou ralada
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto
- noz moscada a gosto - ralada na hora
Instructions
- Aqueça o leite com a cebola para aromatizar. Não deixe ferver. Reserve. * Se optou por cebolas picadas e não quer encontrar "pedaços", peneire o leite.
- Em fogo baixo, prepare o roux branco, ou seja, derreta a manteiga e doure a farinha de trigo até que fique dourada (cerca de 1 a 2 minutos)
- Coloque o leite aos poucos para não empelotar o molho e mexendo sempre por, pelo menos, 15 minutos para que não fique com o sabor de farinha de trigo.
- Após engrossar até a textura desejada, finalize com o sal, pimenta do reino e noz moscada.