Não há quem resista a uma das mais clássicas sobremesas brasileiras, o pudim de leite condensado com uma deliciosa calda de caramelo.
A expressão pudim origina-se de “puddiing”, que no Reino Unido significa sobremesa.
Para variar, existem várias versões sobre sua origem e quando foi inventado, porém a história mais moderna (sim, a mais moderna porque existem relatos de pudins preparado muito antes do século 16) é de um abade português que a criou no século 16, e foram os portugueses quem trouxeram o pudim ao Brasil.
Apesar do pudim não ser uma receita brasileira ao colocar leite condensado em sua receita ele se tornou uma receita nossa e muito mais simples de se preparar. Foi exatamente esse ingrediente que causou a popularização do pudim de leite condensado, que hoje é encontrado em todas as regiões e lugares do Brasil.
Não há um consenso quando se trata de avaliar o pudim de leite condensando, alguns acreditam que esse ingrediente brasileiro comprometeu a consistência do pudim e que o sabor do leite condensado se sobressai a qualquer outro ingrediente que possa ser colocado (laranja, coco, limão, baunilha…). Outros acreditam que o charme desse pudim é exatamente o sabor que o leite condensado traz, junto à facilidade de preparo e leveza, pois não há cereais envolvidos em seu preparo, ou a necessidade da redução de líquido para atingir a consistência que conhecemos.
Discussões à parte, o pudim de leite condensado é considerado uma das mais deliciosas sobremesas brasileiras, refrescante, leve e doce na medida certa.
Pudim de leite condensado
Ingredients
- 3 unidades ovos gema e clara
- 1 lata leite condensado
- 2 latas leite medir com a lata do leite condensado
- 6 colheres de sopa açúcar para calda
Instructions
Calda de caramelo
- Numa forma para pudim de alumínio (com ou sem camada antiaderente) coloque o açúcar e leve ao fogo até o açúcar derreter e virar caramelo – em torno de 5 minutos em fogo médio.
- Mexa delicadamente para que o caramelo se espalhe por todo fundo da forma. Reserve.
Pudim de leite condensado
- Coloque os 3 ovos no liquidificador e bata bem por 3 minutos.
- Acrescente o leite condensado e, utilizando a mesma lata, coloque 2 medidas de leite. Bata por mais 3 minutos.
- Vire a mistura na forma com o caramelo.
- Asse em forno preaquecido em 180ºC e em banho-maria por 40 minutos à 1 hora, ou até que o pudim esteja firme.
Notes
*Se não puder preparar o caramelo direto na forma, faça-o em outra panela e depois coloque na forma ou em forminha individuais.
**Não se preocupe se o caramelo endurecer. Ao assar em banho-maria com a mistura do pudim ele ficará cremoso e formará a calda. Banho-maria:
Para preparar o banho-maria coloque água fervente em uma forma grande já dentro do forno. Coloque a forma do pudim dentro da forma maior com a água fervente. Não encha de água, apenas 2cm de profundidade já basta.